Apoio à deficiência
Apoio à deficiência
Lar residencial "Luís Pacheco Figueiras"
Lar residencial "Luís Pacheco Figueiras"
O Lar Residencial “Luís Pacheco Figueiras” I e II é uma estrutura residencial para acolhimento de pessoas portadoras de deficiência mental e/ou motora, que se encontram impedidas, temporária ou definitivamente, de residir no seu seio familiar.

O Lar Residencial I e II tem capacidade para acolher 22 utentes cada e está integrado no Centro Social Quinta do Brejo da ACASO.

>Critérios de Admissibilidade
  1. Ser portador de deficiência mental e/ou motora de caráter permanente;
  2. Possuir idade igual ou superior a 16 anos;
  3. Não possuir retaguarda familiar que possa assegurar a satisfação das suas necessidades básicas;
  4. Não apresentar perturbação mental e/ou comportamental ou doença psiquiátrica que coloquem em risco a integridade física dos outros utentes e colaboradores ou que perturbe o normal funcionamento da resposta social.
O interessado e/ou família deverá dirigir-se ao Lar Residencial para efetuar uma inscrição/candidatura ou preencher a ficha de pré-inscrição online. As inscrições e candidaturas são avaliadas pela Equipa Técnica e mediante a existência de vaga e aprovação da Direção, será realizada a admissão. A Instituição reserva-se no direito de recusar a admissão sempre que se verifiquem circunstâncias passíveis de colocar em perigo a vida ou integridade física dos utentes e sempre que o candidato requeira cuidados médicos permanentes para os quais a resposta social não está vocacionada.

>Qualidade de Serviço
A Equipa do Lar Residencial I e II é composta por uma equipa de profissionais multidisciplinares que em conjunto proporcionem aos utentes condições de habitabilidade, alimentação, higiene e ocupação com vista ao seu bem-estar e qualidade de vida e à estimulação do seu desenvolvimento global. Destacam-se os seguintes serviços e atividades:
  • Vigilância 24 horas por dia;
  • Tratamento de roupa pessoal e de cama;
  • Transporte;
  • Acompanhamento dos utentes ao exterior a consultas médicas e tratamentos;
  • Apoio na aquisição de bens e serviços;
  • Acompanhamento técnico: Serviço Social, Psicologia e Saúde;
  • Participação na organização e gestão da vida diária, em harmonia com as respetivas capacidades;
  • Frequência de atividades ocupacionais, em articulação com a Resposta Social Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).
>Horário de Funcionamento:
24 horas por dia, 365 dias por ano.

>Horário da Equipa Técnica:
Dias úteis entre as 09h00 e as 17h00.

>Horário de Visitas:
Dias úteis entre as 11h00 e as 17h00 (com marcação e limite de pessoas por utente.)

Galeria