A área Cultural da ACASO é uma área de intervenção que não tem resposta social ou serviço exclusivamente ligado. A atividade cultural da instituição promove-se com atividade transversais de todas as respostas socias ou serviços, programas e projetos junto da comunidade promovendo visitas culturais realizadas para os sócios e utentes, bem como a participação em parceria com outras entidades em projetos/ações de carácter cultural.
Em 2014 iniciamos uma vertente de conhecimento e publicação do vasto passado da ACASO, 83 anos de existência merecem relevância e pretendemos cruzar este conhecimento de causa com os nossos programas e projetos em curso.
Apresentamos uma pequena síntese da história desta Associação que representa a Acão social e comunitário de longos anos de existência:
Esta Associação foi criada a 18 de Janeiro de 1932, com a denominação de “Associação de Assistência à Mendicidade de Olhão”. Surge por iniciativa de particulares, visando a solidariedade, cujo grande objetivo é apoiar a população mais desfavorecida do Concelho de Olhão.
Numa fase inicial tinha como serviços um refeitório económico conhecido por “Refeitório dos Pobres” e um Asilo. Até 1943 esta Associação foi responsável pelo Hospital de Olhão, tendo também a seu cargo durante algum tempo o fornecimento de pão e rancho à Cadeia de Olhão. Em 1952 é criada a Santa Casa da Misericórdia de Olhão e todas as Instituições de Assistência do Concelho (inclusive esta), foram integradas nela, passando os serviços prestados por esta Associação a ser da responsabilidade da Santa Casa. Devido a esta situação a Associação durante cerca de 20 anos esteve meio “adormecida na sua Acão Social.
No entanto em 1978 é notória a urgência em dinamizar a Associação e é dado início à sua revitalização, culminando esta na criação de um Centro de Dia para a terceira idade, sendo a 1 de Agosto de 1982 inaugurado o Centro Social Dr. Ayres de Mendonça. Em 1986 os estatutos da Associação são alterados e a Associação passa a designar-se “Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão”, sendo este nome mais adequado aos serviços por ela prestados. A partir daqui a Instituição começou a crescer, alargando as suas áreas de intervenção. Em 1992 é criada a primeira sala de ATL e em 1994 uma mini – residência para idosos no Largo da Feira. Em 1995 surge uma segunda sala de ATL, um Centro Infantil e é inaugurada a ampliação do Centro de Dia, dispondo assim de uma maior capacidade. Em 1996 o sector da Ação social é desenvolvido através de dois projetos de luta contra pobreza denominados “Al-Hain” implementado no Largo da Feira e “Acampamento Azul” em Pechão, que tinha como objetivo ajudar a população de etnia cigana. Em 1999 estes dois projetos dão origem a dois Centros Comunitários, iniciando-se também o serviço de Creche Familiar. Neste mesmo ano arrancou a construção do Centro Social da Quinta do Brejo em Brancanes/Quelfes que se destina a ser um Centro de Atividades Ocupacionais, um Lar Residencial para Deficientes e mais tarde um Lar para Idosos e estando as obras concluídas neste Centro Social em 2002. A partir de 2009 passou a ter uma Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e de Reabilitação, inicialmente no antigo internamento do centro de saúde de Olhão e a partir de 2011 transferido para as novas instalações no centro social quinta do brejo. Em setembro de 2015 a área de infância e juventude junta-se num único espaço com a abertura do centro de educação e desenvolvimento infantil "Porta Mágica", que integra as respostas sociais de creche e jardim de infância.
Hoje em dia a ACASO conta com várias valências que se encontram distribuídas por vários polos, atuando estas em diversas vertentes como a infância, a terceira idade e a deficiência., proporcionando serviços a nível social, cultural e de saúde.
Na atualidade tem em vista um projeto de reestruturação das suas atividades sociais, que passará por construir novas instalações para o centro comunitário Al-Hain.