A UMDRO é uma unidade de saúde inserida na Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados e faz parte do Centro Social Quinta do Brejo da ACASO.
A UMDRO é uma unidade de internamento que presta cuidados clínicos, de reabilitação e apoio psicossocial, por situação clínica decorrente de recuperação de um processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico, a pessoas com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável.
A UMDRO tem vagas com acordo entre ACASO a Administração Regional de Saúde do Algarve e Instituto Segurança Social I.P e também vagas particulares. Tem capacidade para ter em regime de internamento 35 utentes (33 vagas com acordo e 2 vagas privadas).
Vagas enquadradas dentro da RNCCI
As condições e procedimentos para a admissão dos utentes às vagas com acordo com a RNCCI são da responsabilidade da ECL – Equipa de Coordenação Local, que analisa as prioridades comunicando posteriormente à UMDRO qual o utente a admitir para ocupação da vaga existente. A Direção e equipa técnica da UMDRO não têm pois qualquer intervenção na admissão dos utentes.
Existem 7 vagas de carácter particular, denominadas VP+. Os destinatários destas vagas são pessoas oriundas de outras respostas sociais, de Instituições de Saúde ou de outras Instituições ou ainda do domicílio, que careçam de cuidados integrados em regime de internamento.
O interessado e/ou família deverá dirigir-se à UMDRO para efetuar uma inscrição/candidatura ou preencher a manifestação de interesse na ficha de pré-inscrição online para as vagas particulares.
As inscrições e candidaturas são avaliadas pela Equipa Técnica e mediante a existência de vaga e aprovação da Direção, será realizada a admissão. A Instituição reserva-se no direito de recusar a admissão sempre que se verifiquem circunstâncias passíveis de colocar em perigo a vida ou integridade física dos utentes.
A UMDRO tem como objetivo prestar cuidados de saúde e de apoio social, na sequência de episódio de doença aguda ou da necessidade de prevenção de agravamentos de doença crónica, centrados na reabilitação, readaptação, manutenção e cuidados paliativos a pessoas que se encontram em situação de dependência, com vista à sua reintegração sociofamiliar.
A prestação de cuidados continuados integrados processa-se em regime de internamento, sendo este reservado aos casos que não possam ser tratados em regime de ambulatório.
A Equipa da UMDRO é composta por uma equipa de profissionais multidisciplinares que em conjunto promovem cuidados, fundamentalmente, destinados à reabilitação, manutenção e apoio social e à rápida reintegração dos seus utilizadores no seu meio habitual de vida, em condições de maior autonomia possível.
Os cuidados básicos, serviços e atividades que são assegurados incluem:
Nas vagas particulares os cuidados de Psicologia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional e os serviços de sistema alimentação entérica, oxigeno-terapia, medicação, transporte da Instituição, transporte em ambulância, acompanhamento de consultas ao exterior, material de saúde, entre outros devidamente especificados, são de natureza opcional e/ou suplementar.
O período de internamento na UMDRO tem uma previsibilidade superior a 30 dias e inferior a 90 dias consecutivos, por cada admissão.
O funcionamento da UMDRO é assegurado 24 horas por dia, 365 dias por ano.
De 2ª a 6ª Feiras (exceto feriados) entre as 9h00 e as 17h00.
Todos os dias entre as 13h00 e as 20h00 (com restrição do número de visitas por utente).