Sénior
Sénior
Programas e projetos sénior
Programa MIGA +
Programa MIGA +
O Programa MIGA + é um programa que teve a sua gênese no Programa Miga, mas que se distingue deste último pela sua intensidade, frequência e diversidade das intervenções realizadas nas várias áreas de atuação (médica, física, lúdica, cognitiva/mental).

O PROGRAMA Miga + assenta num trabalho consertado da equipa multidisciplinar da ERPI. No âmbito deste programa, a equipa da ERPI visa prevenir, cuidar e tratar a pessoa com demência. A equipa é composta por psicóloga clínica, médico internista, farmacêutica, dietista, terapeuta da fala, técnica auxiliar de Serviço Social, animadora sociocultural e monitora de ginástica.

No âmbito deste programa estabeleceu-se um protocolo de cooperação com o serviço de psiquiatria, fundamental na prescrição terapêutica adequada a cada caso.
Numa perspetiva de apoio à família da pessoa com demência, fornecemos apoio psicológico, informação médica e especializada sobre as várias formas de demência existentes na ERPI.
O PROGRAMA MIGA +, distingue-se do Programa Miga pela sua maior intensidade, frequência e diversidade das intervenções realizadas nas várias áreas de atuação (médica, física, lúdica, cognitiva/mental).
Com a avaliação periódica do desempenho ao nível das funções mentais superiores e do desempenho das atividades de vida diária, conseguimos monitorizar a evolução da detioração cognitiva da pessoa com demência e assim estabelecer um plano individual de intervenção adaptado a cada caso.

Para a ACASO, é mais um programa que a distingue de outras respostas residenciais, acabando também por ser uma resposta completa e heterogénea aos casos de demência.

Caso queira ter mais informação sobre o Programa MIGA + contacte a Equipa Técnica da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas: dt-erpi@ipss-acaso.org
Projeto "Miúdos e Graúdos"
Projeto "Miúdos e Graúdos"
O projeto "Miúdos e Graúdos" vem trazer à Missão da ACASO uma nova perspetiva acerca daqueles que devem ser os princípios e intervenção de uma ERPI, até à data, apoiada em diretrizes de intervenção assistencialista e ao nível dos cuidados de saúde. O projeto é um investimento diferente ao nível da educação infantil e ao nível da qualidade de vida que é possível dar aos idosos residentes na ERPI, na perspetiva de uma melhoria do seu auto conceito e auto valorização, trazendo maior motivação, participação e integração social, o que trará benefícios, bem estar e saúde emocional para ambos os públicos participantes.  Ao mesmo tempo, pretendemos contribuir ativamente para a sensibilização da comunidade para as problemáticas do envelhecimento, sendo o nosso foco a população infantil.

Objetivos
Acreditamos que a partilha entre gerações é fundamental no desenvolvimento. Como tal, sensibilizando, desde tenra idade, os alunos para as problemáticas inerentes ao envelhecimento e ao possibilitarmos o contato com pessoas mais velhas, em contextos específicos, estamos a criar momentos propícios ao desenvolvimento de competências afetivas e sociais. Neste âmbito, e reconhecendo o quão estimulante pode ser, em termos cognitivos, a tecnologia, pretendemos criar uma ferramenta que promova o principal ingrediente do desenvolvimento infantil: o afeto. É possível verificar uma mudança no comportamento das crianças, ao nível da manifestação de afectos e cuidados aos mais velhos, após as sessões, e acreditamos que estas ações podem fazer a diferença também no percurso escolar, apetências e perfis vocacionais dos alunos. Para os idosos a potencialidade de poder transmitir e interagir conhecimentos trás vantagens no sentido de pertença e autoestima pois estes são aspetos quase terapêuticos e estimulantes.