Saúde
Saúde
Unidade de cuidados continuados de média duração e reabilitação de Olhão
Unidade de cuidados continuados de média duração e reabilitação de Olhão
A Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação de Olhão (UMDRO) é uma unidade de internamento que presta cuidados clínicos, de reabilitação e apoio psicossocial, por situação clínica decorrente de recuperação de um processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico, a pessoas com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável.

A UMDRO está inserida na Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados e faz parte do Centro Social Quinta do Brejo da ACASO. Tem vagas com acordo entre ACASO a Administração Regional de Saúde do Algarve e o Instituto Segurança Social I.P e também vagas particulares. Tem capacidade para ter em regime de internamento 37 utentes.

>Critérios de Admissibilidade
As condições e procedimentos para a admissão dos utentes às vagas com acordo com a RNCCI são da responsabilidade da ECL – Equipa de Coordenação Local, que analisa as prioridades comunicando posteriormente à UMDRO qual o utente a admitir para ocupação da vaga existente. A Direção e equipa técnica da UMDRO não tem pois qualquer intervenção na admissão dos utentes.

>Qualidade de Serviço
A UMDRO tem como objetivo prestar cuidados de saúde e de apoio social, na sequência de episódio de doença aguda ou da necessidade de prevenção de agravamentos de doença crónica, centrados na reabilitação, readaptação, manutenção e cuidados paliativos a pessoas que se encontram em situação de dependência, com vista à sua reintegração sociofamiliar.
A prestação de cuidados continuados integrados processa-se em regime de internamento, sendo este reservado aos casos que não possam ser tratados em regime de ambulatório.
A Equipa da UMDRO é composta por uma equipa de profissionais multidisciplinares que em conjunto promovem cuidados, fundamentalmente, destinados à reabilitação, manutenção e apoio social e à rápida reintegração dos seus utilizadores no seu meio habitual de vida, em condições de maior autonomia possível.
Os cuidados básicos, serviços e atividades que são assegurados incluem:
  • Cuidados Médicos Diários;
  • Cuidados de Enfermagem Permanente;
  • Cuidados de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional;
  • Prescrição e administração de fármacos;
  • Apoio Psicossocial;
  • Higiene, conforto e alimentação;
  • Convívio e Lazer.
O período de internamento na UMDRO tem uma previsibilidade superior a 30 dias e inferior a 90 dias consecutivos, por cada admissão.

>Horário de Funcionamento
24 horas por dia, 365 dias por ano.

>Horário da Equipa Técnica
Dias úteis entre as 09h00 e as 17h00.

>Horário de Visitas
Todos os dias entre as 13h00 e as 20h00 (limite no número de pessoas por utente).
Galeria